Lúcia nasceu no lugar de Aljustrel a 28 de Março de 1907, próximo de Fátima.
Tinha dez anos quando disse ter visto, pela primeira vez, Nossa Senhora na Cova da Iria, juntamente com os primos Jacinta e Francisco Marto. Lúcia foi a única dos três primos que alegava ter ouvido as palavras da Virgem, e como tal era a portadora dos segredos de Fátima. Nos primeiros tempos, a hierarquia católica revelou-se céptica sobre as afirmações dos Três Pastorinhos e foi só a 13 de Outubro de 1930 que o bispo de Leiria tornou público, oficialmente, que as aparições eram dignas de crédito segundo a Igreja Católica. A partir daí, o Santuário de Fátima ganhou expressão internacional, enquanto a irmã Lúcia viveu cada vez mais isolada.
Em 17 de Junho de 1921 entrou no colégio das irmãs doroteias em Vilar, Porto. Professou como doroteia em 1928, em Tuy(Espanha), onde viveu alguns anos.
Em 1946 regressou a Portugal e, dois anos depois, entrou para o Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, onde professou como carmelita a 31 de Maio de 1949. Foi neste convento de reclusão que escreveu dois volumes com as suas Memórias e os Apelos da Mensagem de Fátima. Em 1991, quando o Papa João Paulo II visitou Fátima convidou a irmã Lúcia a deslocar-se ali e esteve reunido com ela 12 minutos. Antes já se tinha encontrado também em Fátima com o Papa Paulo VI.
A 13 de Maio de 2000, o Papa João Paulo II beatificou Jacinta e Francisco Marto, em Fátima.
. Passeio BTT 2008 - Rota d...
. Passeio BTT 2008 - Rota d...
. Os dias vão passando... e...
. 1º Acampamento de antigos...
. 4ª Secção em Lamas de Mou...
. 100 anos passados do nasc...
. Mais uma iniciativa do no...
. Escutismo
. ::CNE::
. ::CNE::Campo-Escola de Fraião
. ::CNE::Campo de Actividades de Apúlia
. ::CNE::Fraternidade de Nuno Álvares
. Caldas das Taipas
. Paróquia de Caldas das Taipas